É histórica a busca da eterna juventude. Homens e mulheres procuram os mais variados recursos para preservar a boa forma física e a harmonia de seus traços. Os recursos para isto já estão disponíveis na Nutrição Estética, um campo relativamente novo que surgiu com o empenho de nutricionistas que dedicaram seus estudos a esta área, descobrindo e provando a importância da nutrição na beleza do corpo, pele e cabelo.
A ênfase na estética tem como objetivo melhorar a aparência física e a saúde dos indivíduos, tratando ou amenizando o envelhecimento cutâneo, a acne, unhas, cabelo, e ainda auxiliando na perda do excesso de peso, da celulite, da flacidez, e da alopecia (queda de cabelo).
A ingestão de nutrientes adequados interfere diretamente na beleza. Estudos demonstram que a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico contribuem para diminuição da gordura localizada, que a ingestão de alimentos fotoprotetores auxiliam no retardo do envelhecimento e na prevenção do câncer de pele, outros mostram que certos alimentos auxiliam no controle da ansiedade, estresse e depressão, e ainda temos os nutrientes antioxidantes, que se ligam aos radicais livres, inibindo a oxidação e os processos inflamatórios das células. Mais recentemente temos o silício, que mostra ser eficaz no combate da celulite.