Postado por Susan em 29/nov/2012 -
Não é nenhuma novidade dizer que em cada estação do ano é necessário um tipo de alimentação mais adequada ao clima. No inverno devemos consumir quantidades maiores de alimentos energéticos, para a reserva natural de calor em nosso organismo. Já no verão é o processo inverso. É preciso cuidado com a saúde nesse período, quando o calor intenso retarda o metabolismo e a retenção de líquidos no organismo se transforma em um grande problema.
Para ter um verão tranqüilo, selecionamos algumas dicas para não sofrer com as conseqüências do clima mais quente.
– Beber muita água para manter o corpo hidratado sempre
– Dar preferência aos alimentos integrais
– Aumentar o consumo de frutas cítricas, como abacaxi, morango, kiwi
– Beba sucos naturais, especialmente de limão ou abacaxi com hortelã
– Prefira os picolés à base de frutas
– Consuma vegetais frescos e cozidos no vapor
– Aumente o consumo de peixe de água salgada
– Opte por pratos bem coloridos
– Prefira as frutas como sobremesa
Fonte: Melz Assessoria de Imprensa: Susan Tribess
Postado por Susan em 20/nov/2012 - Sem Comentários
Pãozinho com margarina ou manteiga é um clássico nacional. Quando acompanhado de café com leite então, se torna figurinha carimbada na mesa dos brasileiros. Mas na hora de escolher entre um dos dois, é muito comum surgir a dúvida: o que é mais saudável?
A manteiga possui colesterol e gorduras saturadas, pois é feita a partir da gordura do leite. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais ricos em gorduras insaturadas, ou seja, gordura trans.
Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, também prejudiciais à saúde. Estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes, por exemplo.
Listei abaixo algumas vantagens de consumir a manteiga ao invés da margarina
– Optar pela margarina aumenta em até 53% o risco de desenvolver doenças coronarianas especialmente em mulheres,
– A margarina aumenta o risco de desenvolver câncer em até cinco vezes,
– A margarina aumenta o colesterol total, diminui o HDL (“bom” colesterol) e aumenta o LDL (colesterol “ruim”),
– A manteiga da terra (aquelas mais naturais) tem ação antifúngica e, ao contrário do que se pensa não aumenta o colesterol,
– A manteiga é rica em ômega-6, um tipo de gordura benéfica ao organismo,
– A manteiga aumenta a absorção de alguns nutrientes presentes em outros alimentos como, as vitaminas A, D, E e K.
Postado por Susan em 14/nov/2012 - Sem Comentários
Há quem ame e quem odeie. A rúcula é daquele tipo de alimento que não tem meio termo, porque ela possui gosto e cheiro bem característico.
Ela possui diversos benefícios em favor da saúde. Entre eles, auxilia na prevenção de inflamações do intestino, como a colite e facilita ainda todo o processo digestivo. Ela é rica em ômega-3, ácido graxo reposnsável por manter os vasos sanguíneos saudáveis. Contem também ferro, que afasta a anemia, potássio, que participa das contrações musculares, vitamina A, ótima para olhos cansados, para a pele, unhas e cabelo e também vitamina C.
Para quem gosta, ela é excelente para uma bela salada de folhas. Acompanhada de um arroz integral, feijão e grelhado, forma um combo nutritivo para uma refeição.
Para quem não gosta, vale caprichar nas invenções para consumir. Misturá-la com suco de laranja no liquidificador é uma boa alternativa. Outra dica é essa pizza de rúcula com tomate seco. Será que tem alguém ainda que vai inventar desculpas para não inserir esse alimento na dieta?
Pizza de rúcula com tomate seco
Massa:
1 disco de pizza de massa integral (massita/ pavioli/ wickbold) ou 1 disco pão sírio ou 1 massa de rap10 integral.
Ingredientes:
3 xícaras de rúcula rasgadas em tiras
½ xícara de tomate seco picado
1 e ½ xícara de molho de tomate (pode ser o molho pronto da hemmer ou preparado com tomates sem pele e semente)
200g de mussarela de búfala de preferência (ou mussarela light)
Modo de preparo
Espalhar o molho sobre a massa, deixando 2 cm de borda, cobrir com a mussarela, levar ao forno e deixar por 5 minutos ou até a massa ficar levemente dourada e a mussarela derreter. Retirar, distribuir a rúcula e o tomate seco, polvilhar com sal e sirva.
Fonte: Melz | Assessoria de Imprensa: Susan Tribess
Postado por Susan em 09/nov/2012 - Sem Comentários
Ela é quase tão brasileira quanto carnaval e futebol. A banana é um daqueles alimentos que está presente desde o início da vida, nas papinhas dos bebês. O fruto da bananeira é uma opção perfeita para matar aquela fome que teima em aparecer fora de hora, porque prolonga a sensação de saciedade. Além disso, ela é fonte de fibras, potássio, triptfano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6.
Na prática, o estoque de potássio ajuda no controle da pressão arterial, evita câimbras e dores musculares. Já o triptofano não só previne como trata a depressão, pois atua na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.
Banana-maçã, nanica, prata, ouro ou da terra, não importa qual seja a aescolha. Todas apresentam as mesmas propriedades nutricionais. A única diferença pode ser encontra no aroma, na textura e no sabor deles.
Bolo Integral de Banana
Ingredientes
6 claras
1 copo de sucralose (linea) ou açúcar mascavo ou frutose
1 ½ copo farinha de trigo integral
¾ copo d aveia em flocos grossos
1 pote iogurte natural desnatado
½ xícara de óleo
canela
4 unidades de banana
1 colher sobremesa cheia fermento químico
Modo de fazer
Bater o açúcar e o óleo, acrescentar as claras e depois a farinha, a aveia, o iogurte. Se necessário acrescentar um pouco de água. Acrescentar o fermento e mexer levemente. Colocar em forma previamente untada, acrescentar rodelas de banana entre a massa do bolo. Se desejar, polvilhar um pouco de canela em pó. Assar por aproximadamente 30 minutos em fogo médio.