Arquivo de outubro de 2012

O que comer antes e depois da atividade física

Postado por Susan em 30/out/2012 - Sem Comentários

Estamos em um período do ano em que é comum as pessoas começarem a fazer exercícios físicos para chegarem ao verão com um corpo mais definido. Para não fazer todo o esforço ir por água a baixo, a dica básica é cuidar com o que come antes e depois da atividade.

Antes do exercício é importante consumir carboidratos suficientes para manter a glicose e energia durante a prática. A ideia é sempre manter ou ganhar massa muscular. O que comer vai depender do horário em que a atividade física será realizada. Caso a pessoa tenha feito uma refeição nas três horas que antecedem a atividade (como almoço ou jantar) vai precisar de uma carga pequena de carboidratos como por exemplo, uma fruta, biscoito integral, suco de fruta ou suplemento de maltodextrina. No caso de ter feito a refeição há mais tempo, o ideal é consumir uma quantidade mais alta de carboidratos como pão integral, banana com aveia e mel, arroz integral ou batata doce. A quantidade de cada alimento depende da constituição física de cada um e também da intensidade do exercício que será praticado.

Depois da atividade o corpo necessita de proteína + carboidrato. A proteína irá fornecer os aminoácidos que o organismo precisa e ainda irá reconstruir e fortalecer a massa muscular lesionada. Uma boa fonte dessa substância pode ser uma omelete com algumas claras. Carnes magras em geral, castanhas e sementes também são boas opções, porém fracas para quem busca hipertrofia. Outra alternativa é o Whey Protein isolado.

O carboidrato no pós-treino também é importante. Ele evita o catabolismo muscular, potencializa a utilização da proteína consumida para a real função dela e evita a alimentação exagerada nas horas seguintes ao término da atividade. A dica é escolher uma fonte de carboidrato com fibra saudável. Algumas opções: omelete com pão integral, arroz integral com carne, frutas com iogurte natural e castanhas ou sementes.

 

Fonte: Melz | Assessoria de Imprensa: Susan Tribess

As diferenças entre pão branco e integral

Postado por Susan em 24/out/2012 - Sem Comentários

No último sábado (20) o Jornal do Almoço de Blumenau exibiu uma matéria sobre o aumento do consumo do pão integral na cidade, conforme o vídeo abaixo.

Mas será que todo mundo sabe a diferença entre o pão branco e o integral?

Eles se diferem não só pela cor. O branco leva farinha de trigo que passa por um processo de clareamento e refinamento. Já o integral é feito com a farinha de trigo que não passa por esse processo. Como resultado, ele mantém a casca do trigo, rica em fibras e que, entre outros benefícios, ajuda a regular o intestino e controlar o colesterol ruim.

O pão integral é mais calórico do que o com farinha branca. Contudo, ele garante saciedade por mais tempo e proporciona diversas vantagens para a saúde.

Clique na imagem para ver o vídeo

Fonte: Melz | Assessoria de Imprensa: Susan Tribess

Aliada do coração

Postado por Susan em 16/out/2012 - Sem Comentários

No Dia Mundial da Alimentação, resolvi dar uma dica de um alimento que não é o queridinho de todos, mas que pode trazer vários benefícios para a saúde. Por trás da aparência pouco atraente, a abobrinha é uma ótima fonte de niacina, vitaminas do complexo A e B e ainda potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Apesar de fazer muita gente virar a cara, se bem preparada, pode cair no gosto e ser o ingrediente base para vários pratos.

Graças à quantidade de potássio, ela é ótima para controlar a hipertensão, contribuindo para que seja garantida a elasticidade das artérias e, com isso, uma pressão equilibrada.

O alimento é um grande aliado do coração e ainda dá uma forcinha extra para os ossos. É também uma excelente opção para as mulheres grávidas, já que contribui para o desenvolvimento do feto.

Há diversas maneiras de consumir a abobrinha. Ela pode ser ralada crua como salada, pode ser assada, cozida ou refogada. Eu separei uma receita de pizza feita com a abobrinha que pode ser uma alternativa para inserir o alimento no cardápio de casa.

Pizza de abobrinha

Massa:

1 disco de pizza de massa integral (massita/ pavioli/ wickbold) ou 1 disco pão sírio ou 1 massa de rap10 integral.

Ingredientes do recheio:

molho de tomate (hemmer)
400g de mussarela light ralada
200g de presunto de peru light
3 abobrinhas
3 tomates maduros
orégano
Modo de preparo

Disponha o disco de pizza em uma fôrma, coloque o molho de tomate. Acrescente o queijo, o presunto, as abobrinhas e os tomates em rodelas. Por último o tomate e o orégano. Leve ao forno. Retire da frigideira ou do forno e sirva.

 

Fonte: Melz | Assessoria de Imprensa: Susan Tribess

Mais saúde com o cafezinho da tarde

Postado por Susan em 09/out/2012 - Sem Comentários

É tradicional aquela pausa para o cafezinho no meio da tarde, especialmente para quem trabalha. Geralmente, ela vem acompanhado de opções não muito saudáveis. Mas para quem pensa que esse lanche vespertino é o grande vilão, se engana. Ele é de extrema importância para manter o peso e a saúde em dia.

Esse “cafezinho” ajuda a acelerar o metabolismo e a manter os índices de glicose no sangue, além de impedir os exageros na próxima refeição. Uma xícara de chá acompanhada de pão integral com queijo cottage ou frutas (in natura ou secas) com oleaginosas (castanhas, nozes, etc) ou ainda fruta com um iogurte natural, por exemplo, são excelentes opções para o lanche da tarde.

Uma dica importante é tentar sempre evitar os alimentos industrializados, por conterem substâncias de difícil digestão, que diminuem a energia disponível para o trabalho.

Para quem ainda não tem o hábito de se alimentar nesse horário, mesmo sem vontade, aqui vai o estímulo para começar. Depois de alguns dias, o próprio organismo começará a avisar que é hora de comer.

O ideal é se alimentar a cada três horas em pequenas quantidades. Essa rotina traz benefícios como o aumento da imunidade, perda de peso, melhora do humor e da carga energética.

Fonte: Melz| Assessoria de Imprensa: Susan Tribess

Sagu funcional à base de Chia

Postado por Susan em 01/out/2012 - Sem Comentários

Essa é uma receita de sobremesa prática, funcional e muito saborosa. Leva como ingrediente principal a semente de chia, semente com boa fonte de ômega 3,antioxidantes, fibras e aminoácidos. A quantidade e gama de aminoácidos permitem dizer que ela é uma boa fonte de proteína. O fato de ser uma boa fibra confere a ela o poder de diminuir o índice glicêmico dos carboidratos. A presença de alguns antioxidantes (ácido clorogênico, ácido cafeico, miricetina, quercetina e flavonoides) torna a semente de chia um alimento com potencial anti-inflamatório e antioxidante.

Essa receita se assemelha a gostosa receita de sagu com creme. Mas bem menos calórica e com muitas vantagens para saúde.

Sagu de chia com creme de soja (sem glúten e lactose)

Ingredientes

Sagu:
– 8 colheres de sopa de semente de chia
– 500ml de suco de uva integral natural
– Cravo e canela em pau à gosto
– Não precisa adoçar.

Creme de soja:
– 1 caixinha de creme de soja
– 1 col de chá de canela em pó
– 1 col de sobremesa de açúcar demerara ou mascavo ou sucralose (esse ingrediente é à gosto)

Modo de Preparo

Deixe a semente chia de molho no suco de uva por 1 hora (em média). Misture o creme de soja com a canela e o açúcar demerara. Leve rapidamente ao fogo para realçar o sabor doce do açúcar demerara. E pronto é só servir e deliciar essa maravilha funcional.